O que é e o que faz um Gestor de Projetos?


Um gestor de projetos é um profissional que planeia e coordena a execução dos projetos de uma ou mais entidades, que podem ser empresas, associações, órgãos do governo, etc.

Vamos focar mais no quotidiano dos gestores de projetos que trabalham em empresas com fins lucrativos, mas saiba que muito do que iremos falar aqui também é aplicável a outras organizações.


De forma geral, o gestor de projetos possui um papel estratégico, pois aumenta o valor agregado de uma atividade, já que possui uma visão integrada dos trabalhos. Justamente por ser conhecedor de todos os elos do projeto, o gestor de projetos é a melhor pessoa para avaliar o melhor caminho a ser seguido e apoiar as tomadas de decisões. Portanto, é quem consegue amarrar eventuais pontas soltas. É comum os gestores de projetos conduzirem atividades de diferentes naturezas, às vezes até mais do que uma ao mesmo tempo, dependendo do tamanho e da complexidade.

Conforme o PMI (Project Management Institute), entidade internacional que é referência em gestão de projetos, os gestores de projetos são agentes de mudança e precisam de inspirar um sentimento de propósito nas pessoas.

Para se ter uma ideia, este profissional pode ser comparado a um grande maestro, responsável por coordenar todos os recursos e elementos do projeto, com o fim de manter a harmonia da orquestra que, no caso, representa a gestão das atividades. Assim como um maestro, não é esperado que o gestor de projetos faça tudo sozinho ou domine todas as áreas do projeto com profundidade. No entanto, ele precisa ter a expertise necessária para se antecipar aos riscos e perceber quando algo não vai bem, procurando saídas para manter a orquestra no ritmo.

PMP® Certification Exam Prep - 35h - INSCRIÇÃO