5 competências necessárias para ser um bom Gestor de Projetos


Um gestor de projetos precisa ter algumas competências para conseguir desempenhar bem suas funções. Confira uma lista, com as principais competências:

1. Liderança

A liderança é a capacidade de executar através dos outros. Um gestor de projetos age como um facilitador do trabalho do projeto. Ao contrário de um chefe, um líder não manda, ele conquista a confiança e motiva as pessoas em prol de resultados. A liderança é uma competência necessária para posicionar o gestor de projetos como uma pessoa visionária, capaz de indicar o melhor o caminho para gerar as entregas da iniciativa.

Um bom líder é capaz de extrair o que há de melhor em cada pessoa, se comunicar adequadamente, simplificar atividades complexas, elevar o ânimo da equipa e disseminar os resultados, sejam eles bons ou menos bons. Para isso ele pode utilizar ferramentas de colaboração, como reuniões, sessões de cocriação e softwares de gestão de projetos, por exemplo, que ajudam a criar sinergias entre as pessoas.

2. Comunicação

A comunicação é um elemento essencial da gestão de projetos, que deve permear a condução do projeto durante todo o seu ciclo de vida.

Estima-se que 90% do tempo do gestor de projetos, durante a execução de uma iniciativa, está relacionado à comunicação. O gestor de projetos precisa de comunicar bem para conseguir transmitir as mensagens necessárias para a compreensão do trabalho do projeto.

Além disso, deve ter cuidado com as palavras, estabelecendo o melhor tipo de comunicação para cada parte interessada no projeto. Esses são os chamados feedbacks personalizados. Um gestor de projetos que comunica bem é aquele que é facilmente entendido por todas as partes interessadas, pois sabe quais as melhores estratégias de comunicação para atingir diferentes públicos.

3. Negociação

Cada vez que o gestor de projetos estabelece um acordo com a sua equipa, o cliente, o sponsor ou qualquer outro stakeholder, está a usar as suas habilidades de negociação para convencer e persuadir através do diálogo.

Assim, um gestor de projetos deve saber conduzir negociações com a habilidade necessária para chegar a acordos realistas e benéficos para o resultado do projeto. Aliás, tudo o que o gestor de projetos faz envolve negociação em alguma medida: ele negoceia o âmbito, o prazo do projeto, custos, prioridades, recursos, aquisições etc. Para ser um bom negociador você deve exercitar a sua capacidade de escuta, síntese e argumentação.

4. Agilidade

Outra característica fundamental em um gestor de projetos é a capacidade de responder rapidamente às mudanças. O ambiente dos projetos é muito dinâmico, portanto, o gestor de projetos precisa de saber posicionar-se em situações de alta pressão e elevado nível de stress. Uma das coisas que tornam os líderes mais ágeis é a revisão e o partilhar das lições aprendidas de um projeto.

Como a gestão de projetos não é uma ciência exata, muitas vezes, precisamos de testar algumas práticas para saber o que funciona e o que não funciona, em determinados tipos de projetos, sem ignorar as características e a cultura das organizações. Logo, uma forma de ser mais ágil nas decisões, é estar focado nas lições aprendidas, copiando o exemplo de práticas de outros projetos já testados anteriormente.

5. Conhecimento em gestão de projetos

Como o ambiente de projetos é altamente flexível, é preciso estar sempre atualizado relativamente aos conhecimentos aprendidos, pois eles ajudam na escolha da ferramenta certa para cada necessidade. Podemos fazer isso na educação formal, com cursos de pós-graduação, e na educação informal, por meio de palestras, formações, workshops etc. O importante mesmo, é não deixar de acompanhar as novidades e as pesquisas, além de estar por dentro das boas práticas de gestão de projetos e novas ferramentas que apoiem esse trabalho.

Caso precise de acelerar um projeto e não se consiga dedicar exclusivamente a ele, não pense duas vezes antes de pedir ajuda, seja para profissionais mais experientes da sua organização ou consultorias externas especializadas em gestão de projetos.

PMP® Certification Exam Prep - 35h - INSCRIÇÃO